Evandro e Claudia

Momentos mais que especiais

Chegamos à Manresa, cidade da Espanha, situada a 67 km de Barcelona ao final da tarde de 08/06.
Jartar em Família em ManresaFomos extremamente bem recebidos pelo primo do Evandro o Odair Júnior e sua família (Astrid e Junna). Fizemos um jantar super divertido de noite. A casa estava cheia – estavam: os pais do Junior - Odair e Cleuza, o primo Alexandre e a noiva Mariana, a mãe - Isa e o irmão da Astrid - Axel.


A quarta-feira (09/06) foi o que podemos chamar de dia de descanso, chovia muito quando acordamos e não tivemos coragem de encarar o tempo e ir a Barcelona, visita que fizemos no dia seguinte. Conhecemos muito pouco de Barcelona. Fomos ao Mirador de Colom, ao mercado La Bouqueria, e na igreja Sagrada Família. Sobre a Igreja podemos afirmar que não vale a pena visitar o interior da mesma. Só se vê obras por lá. A vista de fora é o que vale.
Passeamos também pela cidade olímpica que também não recomendamos, o lugar está pouco cuidado e não se vê nada de belo que possa atrair a atenção.  

 

Se comparamos ao espaço da Expo 98 de Lisboa que se mantém muito bem estruturado, podemos dizer que nossos amigos de Barcelona tem coisas a aprender com os Portugueses sobre como manter os lugares bem conservados e como manter os atrativos turísticos.
Voltamos a Manresa ao cair da noite e na sexta-feira nos preparávamos para deixar a Espanha, mas devido as dores no joelho, resolvi ir novamente ao hospital e após nova consulta recebemos a recomendação de repouso, antiinflamatórios e gelo. Decidimos então aceitar o convite do Junior para irmos à praia e alugamos um carro...(pólo – vermelho...lindinho) para 3 dias por apenas 49 euros no autoeurope.com. Partimos para Barcelona onde pegamos o carro e fomos encontrar a família. Povoado de Peratallada
Visitamos uma Praia perto de Palamós e ao fim do dia passeamos por Peratallada, uma pequena vila do município de Forallac na Catalunya-Espanha. A cidade é toda feita em pedra e por isso o nome da mesma. Lugar muito charmoso. A noite fomos a um típico show de musica Catalã, que nos deixou encantados com a cultura da região.
No domingo, passeamos de barco pelo mediterrâneo com belas vistas da praia de Palamós e fomos recebidos com um típico almoço catalão e aproveitamos para descansar mais cedo.
Nosso último dia foi bem diferente, visitamos as ruínas no povoado de Empúries. Estas ruínas estão divididas em duas partes: “Ciudad Griega” e “Ciudad Romana”. A parte grega data de restos da cidade do século III Antes de Cristo e parte romana do século I AC ao Século III DC.
Ao visitarmos lugares tão antigos notamos que mesmo sem o avanço tecnológico dos tempos modernos as nações conseguiram construir cidades imensas, com grande e excelente arquitetura. Observar a existência de filtros de água, poços artesianos, banhos com sauna é realmente fascinante e é um verdadeiro mergulho pela história. Sitio Arqueológico de  EmpúriesPerguntamos-nos o porquê de uma cidade grega nesta região e aprendemos que isso deve se ao fato de relações comerciais existentes entre o povoado espanhol de Sant Martí d`Empúries e os gregos no século VII AC. Já a criação da cidade romana explica-se pelo fato de em 218 aC instalar-se um acampamento militar para fechar o avanço por terra das tropas cartaginesas (Tropas de Cartago, colônia fenícia, situada ao norte da África. Foi uma potência na antiguidade e disputava com Roma o controle do Mar Mediterrâneo).

Praia em ParafrugellToda essa aventura somente foi possível graças a família Prieto que nos recebeu com carinho e atenção e nos proporcionou dias maravilhosos, com café da manhã, almoço e jantar em família, momentos descontraídos e maravilhosos.
Despedimos-nos da Catalunya com a sensação de termos realmente vivido a cultura desta região.  Deixamos com a sensação de quero mais e de termos que novamente nos despedir da família e amigos que aprendemos a amar em tão pouco tempo.
Só temos a agradecer a todos que nos receberam e nos trataram com tanto carinho. Junior, Astrid, Junna, Tio Odair e Tia Cleuza, Isa, Joan e Axel.. obrigada pelos dias maravilhosos que passamos com vocês.

 

{sfx rss='http://picasaweb.google.com.br/data/feed/base/user/fotosevandroeclaudia/albumid/5484375761372519265?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR' display='album'}

 

Link do Picasa: http://picasaweb.google.com.br/fotosevandroeclaudia/MomentosMaisQueEspeciaisManresaECostaBrava#