Evandro e Claudia

Salamanca

Sim. Nós encontramos a rã em Salamanca. Claro que depois de procurar em alguns lugares errados... mas o importante é que nós a encontramos. Nesta cidade encantadora da Espanha, também conhecida como cidade dourada, existe escondido entre centenas de esculturas na fachada da histórica universidade está um dos maiores tesouros de Salamanca: um sapo! Diz a lenda que se você o encontrar (sem pedir ajuda para ninguém!) terá boa sorte para o resto da vida e um casamento feliz.

Salamanca é muito conhecida por seu maravilhoso conjunto arquitetônico, todo composto por umCatedral Nova tipo de pedra amarelada que deu o apelido de "Cidade Dourada" à cidade. Em 2002, a cidade foi escolhida como "Capital Européia da Cultura". Convidamos vocês a fazerem um retorno ao passado conosco. Esta cidade foi uma das nossas experiências mais interessantes até o momento.

Chegamos na madrugada do dia 01/06 porque o ônibus atrasou um pouco. Fomos direto para o Hostel que ficava a pouco mais de 900 metros da rodoviária. Iríamos iniciar nossa imersão cultural logo pela manhã, não fosse a viagem tão cansativa teríamos saído a noite pois a cidade parecia bastente animada e com uma linda iluminação.


Acordei animado logo bem cedo. Por volta de 07:30h já estava de pé. Queria explorar a cidade de ponta a ponta. Falei para a Cláudia continuar dormindo que iria buscar o café da manhã e que o traria no quarto (que romântico né!!). Então, para minha surpresa, saí na rua e não encontrei nenhuma padaria ou café aberto (Café descente digo, pois tinha alguns que eram BAR/CAFÉ que não consegui nem entrar de tanta gente fumando e não aparentava ter bons pães e café quentinho). Como tudo aqui na Espanha as lojas só abrem as 09:30 – 10h. Voltei frustrado e tivemos que esperar até tudo estar aberto.

Depois do café fomos direto para o centro da cidade. Já no começo tiramos fotos da belíssima arquitetura e da cor “amarelada” das pedras utilizadas na construção. Confiram pelas fotos. Visitamos a Plaza Maior que não achamos assim “tão bela” como dizem os folhetos turísticos. Talvez porque era de manhã e não havia ainda a agitação dos espanhóis nas dezenas de bares com mesas espalhadas pelo local.

Casa das ConhasUm dos primeiros edifícios que fomos foi a Casa de las Conchas. É sem dúvida, um dos edifícios mais emblemáticos de Salamanca. A parte exterior desta antiga mansão do século 16, agora transformada em biblioteca pública, está decorada com fileiras e mais fileiras de conchas esculpidas em arenito. É bom ressaltar que a Concha é um dos símbolos dos Peregrinos a Santiago de Compostela. Na época utilizava-se a concha para beber água.

Também visitamos é claro a Universidade de Salamanca. Na verdade só visitamos o portal de entrada pois o acesso é restrito aos estudantes e funcionários da organização. Afinal... ainda é uma Universidade em pleno funcionamento. Fundada em 1218, é a 5ª universidade mais antiga da Europa. São quase 800 anos de vida acadêmica passeando pelas elegantes ruas e edifícios dos grandes pensadores espanhóis.

A visita que nos deixou mais impressionados foi o complexo de catedrais... sim, um complexo.Dentro da Catedral Nova Enquanto muitas cidades demolem as antigas catedrais para construírem as novas, as duas catedrais de Salamanca - a antiga e a nova - continuam intactas.

 

 

A Catedral Nueva, que começou a ser construída em 1512, demorou mais de 200 anos para ficar pronta. Ei.. é isso mesmo que vocês leram: 200 anos de construção! Graças a esses dois séculos de construção, a catedral é um belo exemplo da evolução da arquitetura espanhola. A Catedral Vieja está ao lado na nova e possui um museu aberto para visitação. Apesar das fotos serem proibidas, conseguimos registrar algumas fotos! Confiram na galeria.

Encerramos o dia cansados de tanto andar pois dá para fazer tudo a pé em Salamanca e fomos para a rodoviária onde pegamos o ônibus para Madri. Até o próximo Post.
Abraços!

 

    

 

{sfx rss='http://picasaweb.google.com.br/data/feed/base/user/fotosevandroeclaudia/albumid/5478240165403324929?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR' display='album'}

 

Link do Picasa:
http://picasaweb.google.com.br/fotosevandroeclaudia/Salamanca#

 

Então amigos e amigas vamos compartilhar suas experiências?

Conte-nos de algum lugar ou cidade que possui alguma lenda interessante que vocês já visitaram ou conhecem? - Escrevam no comentário logo abaixo.