Evandro e Claudia

Caminho de Santiago - Parte 2

Após 6 dias de caminhada e 115km percorridos conseguimos chegar a Santiago. O caminho em sua segunda parte nos proporcionou paisagens melhores e nos aproximou um pouco mais das novas amigas Wilma e Adélia.

Lama no CaminhoApós Pontevedra pegamos uma chuva mais forte e o caminho ficou bem encharcado tornando a caminhada mais pesada e mais lenta. Teve trechos que praticamente só tinha lama e pedras no meio da vegetação.  

Com o esforço dos 3 primeiros dias, meu joelho sofreu uma tendinite e graças à Adélia conseguimos uma carona no meio do caminho entre Pontevedra e Briablos (após 10km percorridos a pé). Era um grupo de Portugueses que possuíam um carro de apoio. Eles gentilmente nos levaram para Calda de Reis onde nos hospedamos. Procurei pelo hospital local e fui muito bem atendida. A médica informou que não era nada grave e que se tratava de uma tendinite no joelho. Receitou, entregou o antibiótico e pediu para “diminuir o ritmo da caminhada”, pois já sabia que não poderia pedir a uma peregrina que ficasse em repouso total.

Caminhando na neblinaOs dois últimos dias de caminhada foram bastante difíceis para nós, estávamos cansados e com dores pelo corpo, mas mesmo assim prosseguimos e conseguimos concluir nosso desafio.

A experiência nos mostrou muitas coisas como: conviver com diferentes pessoas em albergues – não podemos deixar de comentar a noite mal dormida em Pontevedra. O Albegue estava lotado (56 camas) em ambiente misto com uma “sinfonia” noturna de roncos digna de entrar para o livro dos recordes – como compartilhar e compreender o outro e dar valor ao que temos. O caminho também nos mostra que podemos superar nossas dificuldades e que nos momentos de crise podemos encontrar ajuda de quem menos esperamos. E mais: quando você está caminhando e tem a oportunidade de respirar o ar puro e ouvir o som dos passarinhos  {play}podcast/20100523_Caminho.mp3{/play} no meio da floresta você ganha forças para continuar.

Entretanto mesmo sem conhecer os demais caminhos de Santiago não recomendamos o caminho Português. Falta um pouco mais de infra-estrutura para melhor acolher os peregrinos. Nossa amiga Adélia informou que o Caminho Francês dispõe de melhores condições. De qualquer forma não nos arrependemos de termos feito. Finalmente chegamos a Santiago.

Catedral

 

Santiago é uma cidade grande, com seu “casco Histórico” antigo e bem distinto do restante da cidade. A catedral onde se encontra os restos do Apóstolo São Tiago é muito grande e bonita. O clima de paz e uma energia de vitória parecem estar impregnados no local, onde se encontram pessoas de todos os lugares e pelos diversos motivos.

Deixamos Santiago com a sensação de missão cumprida, com duas novas amigas e prontos para a próxima etapa.

Lições e dicas que aprendemos:
1.    O peso da mochila é essencial para uma boa caminhada. Leve o estritamente necessário. Comida e até itens de higiene pessoal podem ser adquiridos nas cidades durante o caminho. No site www.caminhosantiago.org.br tem uma lista “do que levar” para o caminho. Pode seguir a risca que nós recomendamos também!
2.    Se vai fazer o caminho Português não vale a pena deixar as malas  (com os itens que não irão na mochila) em Tui que foi a nossa opção. Se vocês tiverem bagagem a ser guardada a dica é despachar para o destino final ou deixar em Vigo.
3.    De Porto a Tui a melhor opção é o Trem que sai da Estação de Campaña em Porto com destino a Vigo em dois horários ao dia. 7:55h (o que pegamos) e outro ao final do dia por volta das cinco horas da tarde.
4.    O único local que recomendamos a reserva antecipada do Hotel é em Santiago. Como a cidade recebe milhares de turistas foi mais complicado achar acomodação. Nas demais cidades foi muito tranqüilo.
5.    Deixem no roteiro um ou dois dias para descansar após o caminho. Vocês realmente irão precisar. Lembrem que a hospedagem em Santiago é mais cara de todas que fazem parte do caminho.
6.    Por fim.. não importa se deu certo ou se deu errado. O que importa é que você VIVEU este momento e dele construiu a SUA experiência.

 

{sfx rss='http://picasaweb.google.com.br/data/feed/base/user/fotosevandroeclaudia/albumid/5476759185384201345?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR' display='album'}


Link para Picasa:
http://picasaweb.google.com.br/fotosevandroeclaudia/CaminhoDeSantiagoParte2#

 

Abraços saudosos a todos!

Cláudia e Evandro