Evandro e Claudia

Caminho de Santiago - Parte 1

Após 6h e 21 minutos e 18 km percorridos de caminhada na chuva fina, com a mochila nas costas e pés latejando acabamos de chegar ao Albergue de Peregrinos de Pontevedra na Espanha. Imaginaram como estamos nos sentindo? Então.. ainda estamos a menos da metade do nosso destino, mas já estamos nos apaixonando por esta vida de Pelegrino.

Para quem não conhece nada sobre o Caminho de Santiago. Vamos explicar um pouco:


“O apóstolo Tiago, após a crucificação de Jesus, pregou o evangelho na Galícia, região que aprendeu logo a amar. De regresso a Jerusalém, foi decapitado pelo Rei Herodes, e seus restos mortais, segundo a lenda, foram levados de volta à Espanha em um barco de pedra, transportado por anjos numa viagem que durou 7 dias e foi enterrado na Galícia. Em princípios do milênio atual, continua a lenda, um camponês chamado Pelayo, guiado por muitas estrelas, encontrou em um grande campo, a sepultura do apóstolo. A notícia correu mundo, lançando uma legião de cristãos a peregrinar até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região. A palavra Compostela, provém de campo de estrelas, ainda segundo a lenda.” – Fonte: Site www.caminhodesantiago.com

Existem muitos caminhos para Santiago. Atualmente o mais famoso é o Caminho Francês que dura aproximadamente 30 dias de caminhada. Como nossa viagem de volta ao mundo é muito grande não poderíamos despender tanto tempo assim na caminhada e resolvemos então a seguir o Caminho Português. Ele inicia-se em Tui na Espanha e segue até Santiago de Compostela e geralmente é feito em 6 dias.

DSC_4143

Chegamos a Tui no dia 22/05 por volta do meio dia. Resolvemos ficar no hostel chamado Scala onde deixamos nossas malas e ficamos com só com as mochilas. Planejamos o início para o próximo dia logo pela manhã.
Saímos para passear por Tui que é um lugar pequeno e charmoso, fomos muito bem atendidos em um Bar Restaurante chamado Happy Pizza, onde voltamos para jantar quando então saboreamos uma deliciosa pizza.

 

 
DSC_4128Saímos as 7:40h (horário considerado tarde pelos Peregrinos.. só fomos saber disso depois hehehe). Logo estranhamos que não víamos ninguém nas trilhas.. pensamos se estaríamos errados mas estávamos seguindo as setas amarelas que marcavam a direção.

Uma característica aqui na Espanha que está deixando nosso relógio biológico maluco é que os dias, nesta época do ano, são muito longos. O sol nasce as 06:30h e só se põe as 22h. É isso mesmo.. 10 horas da noite! Então não há como fugir muito dele e por isso o ideal é sair bem cedo para evitá-lo ao máximo.


O caminho de Tui a Porriño são de 15km aproximadamente. Como não fizemos um planejamento de preparo físico foi bem doloroso carregar as mochilas por este trecho. Vocês não imaginam o quanto cada grama a mais ou a menos fazem diferença.
Chegando a Porriño encontramos duas brasileiras que também estavam chegando ao local do Albergue. Então descobrimos que ele só abria às 13h.
Ficar no albergue dos peregrinos foi uma experiência bastante diferente, muitas pessoas, banheiros compartilhados etc..

Depois de Porriño a Redondela foram mais 16 km de caminhada. Desta fez saímos mais cedo e o desgaste foi menor. E agora de Redondela a Pontevedra foram mais 18 km.

Caminho de SantiagoNeste último trajeto já encontramos vários e vários peregrinos de todas as partes do mundo. Conversamos com um inglês, uma japonesa, vários espanhóis, alguns portugueses e é claro VÁRIOS brasileiros.

No caminho até Redondela há muitas estradas asfaltadas e poucos cenários bonitos. Os mais bonitos que achamos nós tiramos as fotos e também fizemos um vídeo do qual pretendemos postar quando a internet estiver boa. Hoje (25/05) já foi bem diferente, apesar da chuva fina praticamente durante todo o trajeto as paisagens foram muito belas. Cruzamos algumas florestas e o aroma das flores silvestres e aquele “cheirinho de mato molhado” são inesquecíveis.

Uma coisa é importante destacar. Não temos dúvida de que ao caminhar você reflete sobre sua vida e dá valor a muitas outras coisas. Por enquanto ainda não podemos dizer que ele é magnífico e encantador como dizem, mas podemos dizer que as dificuldades, pequenas sutilezas e curiosidades vivenciadas nos aproximaram ainda mais um do outro. Ainda faltam 3 dias. Vamos lá.


{sfx rss='http://picasaweb.google.com.br/data/feed/base/user/fotosevandroeclaudia/albumid/5475274326727233441?alt=rss&kind=photo&hl=pt_BR' display='album'}

 

Link do Picasa:

http://picasaweb.google.com.br/fotosevandroeclaudia/CaminhoDeSantiagoParte1#